Conexão internet consumidor

Foto: Dales Hoeckesfeld

Texto: Isabella Camargo e Louise Lamin

Como conquistar o consumidor através do seu site? Esse foi o principal tema abordado por Rhuan Willrich (Head de estratégia) e Ana Leticia Deolindo (Estratégia) da empresa Híbrido. A internet e o consumo estão estritamente conectados através de uma linha tênue: o comprador. Desde a forma pela qual o site é organizado até os cliques que levam o consumidor a finalizar a compra influenciam no sucesso da empresa.

Dentre os segmentos do e-commerce, a moda ocupa o maior espaço, detendo 30% do total. Apesar de ocupar grande parcela na internet, o desafio da venda é maior por conta do elevado número de concorrentes. Entretanto, segundo Ana Letícia, existem diversas formas de converter um clique numa compra, como, por exemplo, apostar mais em redes sociais, focar num nicho específico e usufruir dos influenciadores digitais.

Como promover e-commerce ainda constitui um trabalho caro, é necessário que o consumidor se torne um comprador fiel, para, assim, trazer esse retorno financeiro para a empresa. Dar destaque para a marca é um método eficaz, uma vez que o usuário costuma consumir pela etiqueta e pela marca ao invés do produto em si.

“As tecnologias vêm muito mais por exigência do consumidor. Acho que é tudo um processo de adaptação, um processo de evolução que as empresas precisam ter”, explica Rhuan, quando questionado a respeito da resistência dos varejos tradicionais no momento em que há a necessidade de se adaptar para o mercado online. Afinal nos dias de hoje, 72% acontece online através das redes sociais e apenas 9% off-line.