Desafio do mercado: conquistar a geração de maior influência no consumo

Foto: Dales Hoeckesfeld
Texto: Matheus Viana, Rachel Schneider e Thayná Costa

A segunda palestra do último dia da ONDM 2017 tratou sobre um tema de importância para os mais diversos mercados: como atingir os públicos consumidores, levando em consideração as gerações. A palavra ficou com o Head de Pesquisas e Inteligência de Mercado da Editora Abril, Mauricio Panfilo.

Embora o mercado ainda acredite que os jovens sejam guias para mostrar um novo mundo,  e que as empresas tendem a influencia-los para chegar aos demais públicos, isso se torna cada vez menos necessário. Hoje, mais do que nunca, é preciso conquistar a Geração X, a responsável financeira dos Millennials e dos Baby Boomers.

Mauricio contextualizou três gerações X, Millennials e Z e, através de algumas pesquisas, mostrou dados que comprovam como a X (de 35 a 54 anos) se destaca em relação ao consumo e à influência em vários mercados, inclusive no da mod. Ele apresentou 10 formas essenciais para se atingir as pessoas desta faixa etária, entre as quais Estética, Símbolos e Contexto; Mais sobre o Produto; Família e Conteúdo.

O palestrante ressaltou que insistir em símbolos típicos dos Millennials (de 20 a 34 anos) não atinge a geração X: “O engajamento é mais preciso quando o público-alvo se enxerga nos meios de comunicação”. Para encerrar, falou da importância em ter sensibilidade ao abordar temas que quebram paradigmas e cuidado com as generalizações.