A força dos sonhos

Foto: Dales Hoeckesfeld

Texto: Bruna Gonçalves e Roberta Ribeiro

Correr atrás dos sonhos e acreditar em suas ideias aconselhou o rapper Emicida a plateia do ONDM, no último dia de evento. Em uma palestra que levou o público a rir, se arrepiar e se emocionar, o músico contou a história da Laboratório Fantasma, da marca LAB e a mensagem que o coletivo quer passar para as pessoas.

Com oito anos de experiência, a Laboratório Fantasma surgiu como uma gravadora independente criada por garotos que vieram da favela, acreditavam em sua música e queriam levá-la para o mundo. Já a LAB começou com a ideia de produzir camisetas como forma de renda para impulsionar a carreira musical. “Sabe quantas camisetas a gente vendeu de primeira? Nenhuma! A gente colocou um desenho e falou ‘beleza, vamos competir com a Nike’. E não é bem assim que as coisas funcionam.”

Com o tempo, a LAB foi criando uma identidade e passou a interessar pela história que a marca conta e o que ela pode agregar para o público. A ideia de lançar uma coleção surgiu e com ela, e apareceram novas oportunidades. Emicida conheceu o estilista João Pimenta, pode aprender ainda mais sobre o mundo da moda e, dessa parceria, a primeira coleção ganhou forma e acabou sendo desfilada na Casa de Criadores. O primeiro desfile da marca.

A partir daí, Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, convidou a LAB para desfilar no evento em 2016. Foi a primeira vez que uma modelo plus size entrou na passarela do SPFW e aplaudida de pé. A marca desfilou novamente no São Paulo Fashion Week em 2017, trouxe rappers para o palco e recebeu um ótimo feedback. “A gente transforma os lugares com a música. Foi a música que trouxe a gente aqui”, lembrou Emicida.

O rapper, muito aplaudido pelo público do ONDM 2017, compartilhou um pouco sobre o seu sonho de garoto e o que passou para torná-lo realidade. Para quem é seu fã e para quem consome a marca LAB, o rapper e o empresário salienta a importância de crer na possibilidade de voar mais longe, não importa de onde vem. A Laboratório Fantasma tem o intuito de inspirar as pessoas a seguirem seus sonhos e a se identificarem com a história do coletivo.