Tecnologia e a Indústria da moda

Foto: Dales Hoeckesfeld
Texto: Matheus Viana

Evidente a importância da tecnologia para o crescimento das indústrias no decorrer do tempo. Quem levou a plateia à reflexão deste assunto, no segundo dia do ONDM, foi o diretor de Vendas Globais da Audaces, Rodrigo Cabral, com a palestra sobre “Como se preparar para a Indústria 4.0”.

Rodrigo escolheu a história da industrialização, aliada à tecnologia,  para iniciar a conversa com o público. Ele trouxe alguns exemplos de como a manufatura se atualizou dentro das empresas e, a partir disso, demonstrou o quanto trazer a tecnologia para o núcleo empresarial ajudou no processo de mudança na indústria têxtil em esfera mundial.

Após passar por uma linha do tempo entre as primeiras máquinas nas fábricas até o momento atual das redes de comunicação, Rodrigo reforçou o valor do uso da tecnologia das redes em favor do crescimento da empresa, bem como  no reconhecimento das necessidades dos clientes. “O nosso consumidor é alguém que está cheio de novas expectativas. Ele quer que você o entenda e saiba como se comporta dentro da roupa”, comentou.

O diretor destacou outras razões para que os empreendedores invistam em tecnologia dentro de suas empresas.  Tomou como exemplo algumas situações dentro do movimento da moda, como a queda da produção por uma única peça e a ênfase em produzir mais variações de modelos. Salientou também que a indústria, dentro das lojas,  possibilita personalizações e deixam as roupas com características mais individuais do cliente. Isso permite que a marca seja viabilizada através do consumidor. Situações como essas, segundo ele, só são possíveis pelo avanço tecnológico.

Para finalizar, Rodrigo deixou três dicas para aqueles que desejam ver sua empresa crescer: 1 – ter uma atitude de querer se transformar; 2 – ser multidisciplinar; e 3 – destacar-se com uma boa rede de comunicação. “Se você é um gestor, derrube os muros de sua sala. Se você faz parte de uma equipe, saia do seu quadrado e circule pela empresa”, enfatizou.