Vou começar claro que por ela … a Euroshop que é uma das maiores, a principal feira de varejo do mundo, e que de novo tive a oportunidade de participar, o evento recebeu mais de 81 mil visitantes de 141 países e contou com 1830 expositores em 16 pavilhões. Pavilhões que tratavam especificamente de cada dimensão do varejo, Visual Merchandising, Store Design, Iluminação, Retail Marketing, Tecnologia, Equipamentos e Serviços para Alimentação, Refrigeração e Gerenciamento de Energia e Marketing de Exposições e Eventos.
A Euroshop 2023 exibiu e debateu soluções para atender às demandas dos atuais consumidores: Experiência, Emoção, Comodidade, Rapidez e Personalização (palavras chaves em todos os segmentos) e que serve, acima de tudo, para tornar o momento das compras o mais conveniente e intuitivo possível para o consumidor. Além claro da necessidade de novas soluções para economia de energia e sustentabilidade que também foi tema comum a todas as áreas, aparecendo nos projetos de store design, nos manequins com materiais inovadores, mas principalmente em Equipamentos e Serviços para Alimentação que junto com Tecnologia foram sem dúvidas as grandes estrelas da feira.
O pavilhão de visual merchandising trazia questões atuais dos varejistas, sobre como uma loja precisa ser hoje, qual é a importância da experiência para essa loja, que tipo de manequins, de mobiliários, cabides e displays devo usar? Sobre o uso da tecnologia, dessa vez para facilitar a jornada do consumidor com experiências de compras autônomas.
Surreal ver como estão revolucionando as relações entre comprador e vendedor, cliente e marca. Fazer compras torna-se uma experiência interativa de alta tecnologia, de engajamento e jornada do cliente, de experiência da marca na loja física e na loja online, de personalização via dispositivos móveis, de inteligência artificial e de sinalização digital, enfim…
É tudo sobre novas experiências e o protagonismo do consumidor.
A loja é definitivamente um grande palco, quando falamos de novos processos que façam mais sentido para o consumidor, de como é importante colocá-lo como protagonista e de como através do VM pensar na sua jornada e no seu entretenimento.
Como é importante para loja nesse momento ser flexível, engajar o consumidor no universo da marca, gerar conteúdo e ter uma apresentação eficiente do seu produto até porque, não cabe mais ser apenas o estoque para os produtos, a loja precisa ser um lugar de oferecer e viver experiências imersivas, experiências relevantes para o consumidor.
E por falar em novas experiências o que falar da nova e recém inaugurada H&M em Amsterdam, fiz pesquisas de varejo pela Alemanha e pela Holanda, e o Varejo Criativo de Amsterdam me chamou muita atenção.
Para mim ela passa a ser a nova forma de desenhar para o varejo, o que é experiência focada na jornada do consumidor.
A loja tem novos serviços, como uma Estamparia , parceria feita com artistas locais de Amsterdam , onde você pode customizar suas peças, além de aluguel e reforma de roupas de coleções anteriores, pensando na sustentabilidade e na economia circular ela traz ainda os serviços de “Repare e Refaça”, uma oportunidade de segunda chance as peças.
Tem também um serviço de revenda, onde você pode comprar ou revender roupas vintage e conversar com o ambiente online no espaço “Clique e Retire”, você pode retirar e provar o que comprou online e já trocar se não der certo. A loja ainda tem Música ao vivo, tem um posto de correio no subsolo e espaço kids .
Para reinaugurar a loja a H&M fez pesquisas com o cliente local de Amsterdam e perguntou quais eram seus desejos, e esses desejos foram traduzidos nessas ativações dentro da loja.
A ideia é tornar cada loja relevante localmente para o seu consumidor.
A loja é simplesmente uma experiência imperdível.
Marcia Pino (Papo De VM)
Visual Merchandiser, Especialista em Varejo de Moda e Design Estratégico.
Podcaster , Professora e Mentora de Lojistas .