Nascido em Balneário Camboriú (SC), ONDM desembarca em Santa Cruz do Capibaribe (PE), considerado um dos maiores polos de confecção do Brasil; evento é conhecido por oferecer um ambiente fértil de networking e negócios entre o público, speakers e expositores
No mundo atual, marcado pela fluidez da vida e das relações, talvez o principal termômetro das mudanças sociais seja a moda. As cores, as tendências e combinações mudam a todo momento e, a roupa que é “a cara do momento” hoje pode não ser a mesma amanhã.
Se estar por dentro dessas transformações é uma questão de aprendizado para quem gosta de se vestir bem, a questão se torna ainda mais fundamental para quem ganha a vida produzindo e vendendo a moda.
Foi observando essa lacuna que, em 2015, nasceu “O Negócio da Moda” (ONDM), um evento do setor têxtil e de confecção sediado em Balneário Camboriú (SC). O objetivo do evento é oferecer um ambiente fértil de networking e negócios entre o público, speakers e expositores. No palco, especialistas em mercado, economia e marketing, além das maiores referências em moda no Brasil. Na feira, um mix completo de insumos para a indústria têxtil e de confecção: tecidos, fios, acessórios, acabamentos, máquinas, novas tecnologias e muita novidade.
E se moda é um movimento constante, é preciso levar essas ideias para onde estão os polos do segmento. Em 2022, o ONDM foi realizado pela primeira vez fora de Santa Catarina, sendo sediado em Cianorte (PR), referência em confecção no Paraná e, em 2023, o movimento continua, desta vez rumo ao nordeste do Brasil.
Neste ano, além da edição anual em Balneário Camboriú em outubro, O Negócio da Moda ocorrerá em Santa Cruz do Capibaribe, no estado de Pernambuco, em agosto. Conhecida como “Capital da Confecção”, a cidade de pouco mais de 100 mil habitantes é responsável pela produção de mais de 600 milhões de peças de roupas por ano.
Segundo o diretor executivo da Jasper Entretenimento e idealizador do ONDM, Ivan Jasper, a ida do evento ao nordeste reforça o caráter do ONDM, de levar conhecimento sobre o setor até os empresários. Ele destaca que, além de Santa Cruz do Capibaribe, outras cidades do entorno também serão beneficiadas pelo encontro.
“Santa Cruz hoje é o maior polo de confecção do Brasil. É estratégico justamente em virtude de ser um grande polo têxtil. Ao lado temos Caruaru, que é muito forte na confecção, e Toritama, que é referência no jeans, por exemplo. E na verdade, lá abrange todos os municípios ao redor, inclusive o sul do Piauí, onde é muito fértil essa questão”, afirma.
O evento será realizado nos dias 9 e 10 de agosto no Moda Center, um shopping atacadista do setor de vestuário que reúne mais de 11 mil lojas.
George Henrique Pinto é o gestor do shopping, que chega a receber até 100 mil visitantes por dia durante a alta temporada, nos meses de maio/junho e novembro/dezembro. Ele explica que o evento será uma importante oportunidade de colocar os lojistas em contato com um público diferente, para promover uma troca de experiências.
“O Moda Center é muito importante para a economia do Nordeste. Aqui no nosso centro de compras, mais de 60 cidades da região vêm expor a sua produção de moda e vestuário, assim como milhares de empreendedores da região também vêm aqui fazer as suas compras para abastecer as suas lojas. Será uma oportunidade de colocar o Moda Center em contato com um público diferente, tendo em vista que o ONDM é muito forte no Sul e Sudeste do Brasil. Com certeza, teremos visibilidade por parte deste público”, disse.
Para Bruno Bezerra, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe, o ONDM, além de promover o compartilhamento de ideias, também servirá para colocar a cidade no mapa nacional do vestuário. “Temos a melhor expectativa possível. Esperamos um evento de alto nível, um momento oportuno para promover uma valiosa troca de experiências entre os diversos atores locais e visitantes que movimentam as engrenagens do universo da moda. O evento ajuda a colocar em evidência no cenário da moda nacional, não só Santa Cruz, mas todo o ambiente de negócios do polo de confecções do agreste de Pernambuco. É uma excelente oportunidade para criar novas conexões e assim fortalecer o networking”, afirma.
Quem também mostra empolgação pela realização do ONDM em Santa Cruz é Arnaldo Xavier, maior empresário do setor têxtil da região, dono da marca Rota do Mar. Ele acredita que o evento tem potencial para mover toda a cadeia produtiva de moda do estado de Pernambuco.
“Ele beneficiará toda a cadeia têxtil e produtiva do estado, por ser um evento já de grande sucesso em Santa Catarina e no Paraná, vindo de várias edições, e nós percebemos que as pessoas envolvidas são profissionais de renome. Aqui no nordeste, somos carentes de eventos do tipo, então acredito que será bastante proveitoso para os empresários da região”, diz Arnaldo.