De uma loja humilde na Zona Leste de São Paulo para uma das maiores importadoras de máquinas de costura do Brasil, a Andrade segue em constante expansão, com mais uma filial inaugurada em 2023
Assim como a maioria das histórias que se tornam referência de sucesso no empreendedorismo brasileiro, a Andrade Máquinas nasceu de um sonho, alimentado pela perseverança e trabalho de seus fundadores. Em 1957, na Zona Leste de São Paulo, Manoel Joaquim Andrade fundava a Casa Andrade Filho, na região da Penha, uma loja de 35 metros quadrados que revendia peças para máquinas de costura de pequeno porte e industriais.
O surgimento da empresa se funde, aliás, ao próprio desenvolvimento do setor têxtil no Brasil. Na década de 1960, com uma economia nacional ainda em evolução, foram os imigrantes, em sua maioria japoneses, que iniciaram as primeiras indústrias de fabricação em larga escala de roupas, sendo a capital paulista o principal polo do segmento na época.
Entendendo esse mercado, em 1978 a Casa Penha mudou-se para um endereço maior, no Carrão, também em São Paulo, e adota o nome que carrega até hoje em sua linha de produtos: Sansei, uma homenagem à comunidade nipônica que, na época, formava sua principal clientela.
Com o crescimento constante do mercado de confecção, os administradores da empresa perceberam que apenas fornecer peças não atendia mais às necessidades do público. Foi então que, na década de 1980, a Andrade deu início à importação de máquinas de costura industriais, das marcas mais famosas do segmento. Na época, a empresa já era a principal importadora do produto no estado de São Paulo.
Em 1982, a Andrade decide se aproximar do comércio atacadista do setor, com uma unidade no bairro Bom Retiro, tradicional polo de confecção na capital paulista. Em 1986, começou a fabricar suas próprias máquinas Overlock, vendendo mais de 50 mil unidades logo nos primeiros anos no mercado.Hoje, quase 40 anos depois, eles seguem como referência em máquinas de costura industriais.
A expansão da empresa seguiu-se nos anos seguintes, abrindo-se a outros mercados, como o lançamento da revista Feira&Cia, em 1996, voltada para comerciantes da área têxtil e que trazia as principais novidades da companhia. Em 2010, já consolidada como a maior fabricante nacional de máquinas de costura, a Andrade Máquinas abriu a sua primeira filial, em Maringá (PR).
Atualmente, com mais de 60 anos em atividade, são sete filiais espalhadas pelo Brasil, com a mais recente inauguração ocorrendo em 2023, em Vila Velha, no Espírito Santo. Especialistas do setor apontam que a cidade capixaba poderá ser a maior referência do setor têxtil do Brasil nos próximos 10 anos. Além das filiais, a empresa conta com uma sede própria em Guarulhos, sendo distribuidores oficiais de mais de 10 marcas de produtos do segmento para todo o Brasil e um catálogo composto por mais de 40 produtos.
Máquinas de costura: qual a importância de se escolher a marca certa?
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, o setor têxtil no Brasil é responsável por empregar, de forma direta, mais de 1,7 milhão de trabalhadores. Ao todo, são mais de 32 mil empresas do segmento de confecção espalhadas pelo Brasil, com a produção voltada em grande parte para o mercado interno, mas há também peças para exportação.
Atualmente, o país é o 23º maior exportador de roupas do mundo, sendo responsável por 0,5% da produção mundial. Todos esses números reforçam a importância de se investir nos equipamentos certos.
Uma máquina de costura pode refletir, diretamente, na qualidade final dos produtos. A Andrade Máquinas tem um catálogo completo, com mais de 40 produtos para os mais variados tipos de produções, sejam as caseiras ou as em escala industrial. Cada equipamento leva em consideração uma variedade de fatores, como a quantidade de peças produzidas por dia, o tipo de tecido utilizado, o controle da tensão dos fios e a durabilidade dos equipamentos. Confira o catálogo completo no site: